O que eu devo fazer?
Embora sejam termos parecidos, eles possuem algumas diferenças importantes. Os produtos zero lactose são justamente os que não possuem este açúcar encontrado no leite e seus derivados, como queijo e iogurte.
Esses produtos são geralmente desenvolvidos para pessoas com intolerância à lactose, ou seja, que têm dificuldades de digerir esse açúcar. Inclusive, vale destacar que mesmo sem lactose os produtos podem conter outros açúcares ou adoçantes.
Já os produtos zero açúcar são os que não tem açúcares adicionados, a não ser os naturalmente presentes nos ingredientes, como frutose em frutas ou lactose em produtos lácteos. Além disso, os produtos sem açúcar podem conter adoçantes artificiais ou alternativos como adoçantes sintéticos (sacarina, aspartame) ou adoçantes naturais (eritritol, estévia) para fornecer sabor doce sem calorias adicionais.
Agora que você sabe quais são as diferenças entre zero açúcar e zero lactose, falaremos de alguns alimentos específicos que podem ser encontrados nestas condições. Acompanhe o próximo tópico.
Se você quer se sentir mais saudável e ter uma vida mais fitness, além da prática de exercícios e um sono regular, alguns alimentos são fundamentais para uma boa saúde. Dentre eles, os sem açúcar e sem lactose, os quais falamos anteriormente.
E por falar neles, anote direitinho essa lista que vamos passar: leite condensado zero, cereais e barra de cereais, bebidas vegetais (leite de amêndoa, leite de soja, leite de aveia) e sobremesas (bolo de chocolate) são alguns alimentos que podem ser encontrados tanto como zero açúcar, como zero lactose. No caso das bebidas vegetais, elas já são naturalmente sem lactose.
Depois de falar de alimentos zero açúcar e zero lactose, vamos falar de outro, que assim como os anteriores, você encontra aqui na Coop Supermercados: os sem glutén.
Alimentos sem glúten são produtos alimentares que não contém glúten, uma proteína encontrada naturalmente em grãos como trigo, cevada e centeio. Essa proteína é responsável pela elasticidade da massa em produtos de panificação e normalmente presente em alimentos processados. Então, se você tem sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo, por exemplo, consumir alimentos sem glúten é essencial para evitar reações adversas.
Dentre esses alimentos existe uma diversidade muito grande: grãos (arroz, milho, quinoa), farinhas (aveia, amêndoa, coco, grão-de-bico), massas, cereais, biscoitos, laticínios (leite, queijo, iogurte), proteínas magras (carnes frescas, peixes, ovos, leguminosas), frutas e vegetais. Todos esses alimentos podem ser encontrados sem glúten, exceto frutas e vegetais, que naturalmente não possuem essa proteína.
Inclusive, não poderíamos deixar de mencionar a pizza sem glúten. Ela é deliciosa e muito saudável!
Continuando a falar sobre alimentos saudáveis, você sabe, aliás, quais são as diferenças entre os orgânicos e os integrais?
Antes de te contar, saiba que esse alimento, assim como os sem glúten, podem ser encontrados aqui, na Coop Supermercados. Agora, acompanhe a explicação no próximo tópico.
Alimentos orgânicos se referem ao método de cultivo ou produção dos alimentos. Eles são cultivados ou produzidos seguindo práticas agrícolas específicas que minimizam o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas e fertilizantes químicos, além de promoverem a sustentabilidade ambiental.
Uma dica de alimento orgânico delicioso, inclusive, é a pipoca doce. Ela possui 80% menos gordura saturada e está disponível para você, aqui, na Coop Supermercados.
Por sua vez, os alimentos integrais são os que não passaram por processos de refinamento significativos e, portanto, contém todas as partes do grão, semente, fruta ou vegetal original. Alguns exemplos desses alimentos são grãos integrais (arroz integral, aveia, quinoa), frutas e vegetais frescos, nozes, sementes e produtos lácteos não processados e alimentos proteicos (carne magra, peixe fresco).
Inclusive, existem alimentos que podem ser tanto integrais como orgânicos. Biscoito de arroz, biscoito de polvilho, snacks e chips de batata são alguns bons exemplos.
Todas essas classificações que você viu até agora são para uma alimentação mais saudável. E para deixar você com ainda mais opções saudáveis, confira no próximo tópico algumas dicas de receitas
Uma ótima receita para você se manter saudável e fitness é a sopa de frango, cenoura e mandioquinha. Isso porque o frango fornece proteínas magras, enquanto a cenoura e a mandioquinha são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Isso ajuda a garantir que seu corpo receba uma variedade de nutrientes essenciais para a sua saúde.
Outro alimento de suma importância para a sua saúde e que você encontra na Coop Supermercados é a proteína de soja. Entre os seus benefícios estão: redução do colesterol, melhora da pressão arterial, menor risco de doenças crônicas, fonte de nutrientes e controle do peso. Ela, inclusive, pode ser consumida com saladas, sanduíches e até mesmo em sopas que, por sinal, fica uma delícia!
Já a chia é uma pequena semente com grandes benefícios. Além de ser rica em nutrientes, fibras, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, ajuda na saúde óssea e do coração. Somado a isso, ela nos dá um leque bem boas de pratos: pudim, smoothie, geleia, pão de banana, bolos, entre outros.
Começou uma vida fitness há pouco tempo e quer manter a dieta ou simplesmente, quer emagrecer e para isso precisa consumir alimentos mais saudáveis e não sabe onde encontrá-los? Seus problemas acabaram!
A Coop Supermercados é a maior Cooperativa de Consumo da América Latina e dispõe de inúmeros produtos para as mais variadas finalidades. Entre eles, estão os do setor de saúde. Desde materiais a alimentos para ajudar na sua dieta, a Coop Supermercados faz questão que os nossos consumidores e cooperados encontrem exatamente o que desejam!
Inclusive, você pode adquirir os nossos produtos com um super desconto. Para isso, basta tornar-se um cooperado e assim os “exclusivos Coop” estarão disponíveis para você num preço de dar inveja a qualquer um! Veja mais no nosso site!